Profissão

07 de fevereiro de 2011

Projeto cria piso salarial de R$ 4,6 mil para fisioterapeutas

Semana passada este projeto de lei foi arquivo pelo congresso. O salário não está bom, mas qual seria uma boa sugestão de lei para o congresso? Precisamos mesmo de lei ou outra atitude do Conselho?
Aguardo sugestões e quem sabe não conseguimos enviar as melhores idéias para o Mauro Nazif e ele idealizar uma nova proposta de lei.


Tramitou na Câmara o Projeto de Lei 5979/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que queria instituir piso salarial de R$ 4.650,00 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Segundo o projeto, esse valor seria reajustado no momento de publicação da lei e anualmente, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Última ação:
31/1/2011 - Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) - Arquivado nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.


Muito obrigado a Maria Antônia pelo comentário no dia 07/04/2011:

Tivemos o desarquivamento do processo e segue na pauta do congresso em regime ordinário. Vamos fazer campanha e pressão!!!

16/2/2011 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Desarquivado nos termos do Artigo 105 do RICD, em conformidade com o despacho exarado no REQ-197/2011.
8/2/2011 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do REQ 197/2011, pelo Dep. Mauro Nazif, que solicita o desarquivamento de proposição

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=448332



http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=448332



Comentários ()

17 de novembro de 2014 às 02:22

Lucas Costa Lima disse:

Para os sabe tudo , Robson e Alex, eu lhes digo que os demais estão corretos sim, tenho nada contra o curso que fiz, na acepção da palavra, mas é uma DROGA de curso e uma merd@ mesmo. Só faz quem é trouxa.

Fujam dessa peste de profissão, a não ser que você seja rico e queira fazer, aí sim, por prazer, faça mesmo é até legalzinha pra passar o tempo, mas pra ganhar grana esqueçam.

Faça um curso técnico que você ganhará 3 a 4 mil reais. Mas sequiser ganhar menos que um salário ou pouco mais de 1, aí faça Fisio.
28 de outubro de 2014 às 13:55

robson disse:

Tem gente dizendo que fisioterapia deveria ser curso técnico, então penso, como pode uma pessoa tratar a dor utilizando de recursos terapêuticos não invasivos, ou melhor, localizar a disfunção por meio de exames subjetivos e objetivos, tomar cuidado com as contra indicações relativa e absolutas para que o paciente não saia prejudicado ou até mesmo ir a óbito, como pode pode um profissional da saúde que possui autonomia para tratar patologias graves como hérnias discais com mísero conhecimento técnico? é por isso que o profissional de fisioterapia está cada vez em baixa, pelos conhecimentos técnicos, pelo péssimo conhecimento e aplicabilidade clínica, ninguém valoriza o que não serve, e tratamento que não funciona não serve. Se vc fisioterapeuta concorda em ser técnico, então não se encontra habilitado a exercer a profissão e muito menos ganhar um salário descente. Devemos fazer por onde.
28 de outubro de 2014 às 13:34

alex disse:

Bom, ta todo mundo escrevendo lorota sobre a profissão, mas ninguém revoluciona, toma frente, faz por onde pela valorização, e quando alguém resolve fazer alguma coisa surgem vários babacas negativistas que ao invés de se unirem em greves e revoluções ficam ai escrevendo merda. Só digo uma coisa, já se passaram 5 anos após a postagem do projeto que no momento se encontra arquivado, durante este tempo o que vcs profissionais fizeram para que isso fosse adiante? O Brasil é assim mesmo, enquanto a minoria lutam por uma causa justa que beneficia os demais, a maioria critica e esquece de fazer sua parte, por isso a coisa não anda.
24 de setembro de 2014 às 14:17

Mariana Soares disse:

Boa sorte pra quem ficar nessa Bosta de Fisio, eu já fui e estou muito feliz, pois caí fora. Não adianta, ter ADOS, e mais ADOS, a realidade é a mesma. Mas se você for abastado e AMAR a profissão e NÃO LIGAR pra dinheiro, então tá tudo Ok.

Fujam dessa área, assim como os políticos fogem da verdade e honradez. Fujam enquanto podem.
24 de setembro de 2014 às 11:53

Marco R disse:


SOU TECNICO EM SEGURANCA DO TRABALHO E GANHO 5000 REAIS NA BAHIA, ENQUANTO QUE MEU IRMAO FISIOTERAPEUTA GANHA 1200 REAIS, ELE JA ESTA FAZENDO OUTRO CURSO, é UM ABSURDO!
24 de setembro de 2014 às 10:26

Gustavo Stuart disse:


Vejo muitos comentários sensatos por aqui, mas também muita ASNEIRA. Me refiro às pessoas que vivem no mundo da FANTASIA, onde quem faz o profissional é a pessoal e BLÁ, BLÁ,BLÁ,BLÁ. Muito fácil falar isso, mas a realidade é outra, comentários de que os Fisio são humilhados, etc, procedem e procedem muito. Eu graças a Deus, sai dessa M de área, não digo M de área pela profissão em si, mas por conta de como ela é vista nesse país.

Fujam de fazer Fisioterapia, vocês adolescentes bobinhos e sem noção da verdade, a não ser que vocês não dependam de dinheiro pra sobreviver e já sejam de famílias ricas, pois essa é uma profissão invisível como tão bem falou o colega Luís.

A única área de saúde que ainda dá pra pessoa sobreviver ( POR ENQUANTO) é só Medicina mesmo e olhe lá já tá ficando sucateada, mas ainda dá pra viver.

E outra não tem necessidade e NUNCA teve de esse curso ser de 4, 5 anos, ficaria de bom tamanho se fosse um curso de 2 anos e de nível TÉCNICO pois é isso que o Fisio é, qualquer pessoa com o mínimo de inteligência , sabe executar o que um Fisio faz, em Utis, em clínicas ortopédicas, no raio que o parta, não importa, basta apenas ter alguns conceitos mínimos de fisiologia, mecânica etc, nem era preciso essa palhaçada de ser um curso de nível superior, pois de superior a única coisa que essa profissão tem é a humilhação auto infligida à própria área.

Na minha turma de Faculdade tinha era 6 meninas que faziam programas pra terem alguma grana, e isso mesmo depois de formadas ainda continuaram a se prostituir, isso é ridículo demais, e deve ocorrer em tudo que é canto.

Sem mais !
23 de setembro de 2014 às 20:13

Luís Esteves disse:


Boa Noite a todos. O que muitos colegas falaram a respeito da Fisioterapia , realmente procede. Eu tenho Pós em UTI Adulto, e mais vários outros cursos em respiratória, mas NADA disso adianta, nada mesmo pois justamente com outras subáreas, somos invisíveis , pelo menos neste país. Não sei a situação em outros locais.

Os médicos nos tratam como lixo, fazem piadinhas, etc, na UTI onde trabalhei, já vi várias vezes, médicos gozando e tirando onda, (como se fala no popular) dos fisioterapeutas, um até chegou até a humilhar um colega meu, na frente de toda a equipe, dizendo pra deixar um parâmetro ventilatório no modo que ele queria, e dizendo que o colega Fisio, não sabia de M nenhuma e tinha que ficar quieto mesmo. O rapaz saiu chorando e acabou se desligando do Hospital e o canalha do Médico não teve nada com ele. Lamentável, mas essa é a realidade.

Minha namorada trabalhava em Home Care e ganhava míseros 15 reais pra atender com o carro dela, gasolina e todos os gastos por conta dela obviamente e no fim do mês, dos 2500 reais a 3500 reais que ela ganhava ( trabalhando muitas vezes até dia de Domingo), ela no fim das contas ficava com 1000 por conta dos gastos com combustível, manutenção etc.

Conselho eu não dou, pois cada qual faz o que quer de sua vida, mas eu dei meu jeito, estudei pra concursos públicos e hoje sou funcionário do INSS e ganho 5000 reais e ainda tenho vantagens e benefícios, trabalho pouco mais de 1 turno, sossegado e tranquilo.

De Fisioterapia só restou o diploma que guardarei pra ´me lembrar de como fui idiota de ter perdido anos da vida, estudando algo que não fede e nem cheira, pras autoridades desse país. Imagino que aconteça o mesmo com áreas como Nutrição, psicologia, etc, por isso os médicos chamam de sub cursos, em toda sua arrogância e infelizmente eles têm razão.
13 de setembro de 2014 às 13:08

1 disse:

-1'
12 de setembro de 2014 às 09:51

Fabricio disse:

Para finalizar, não estou incentivando ninguém a ser revolucionários do ódio, da inveja, do estilo Che Guevara, apenas expresso minha insatisfação do sabotagem que fomos impostos, inconscientemente, com a finalidade única de ser felizes, repetindo o que eu disse no inicio: Existem muitos profissionais sofrendo racional e emocionalmente por uma culpa global, sistemática e injusta. Fisioterapia sabotagem social,capitalista, ilusão. Façam outra coisa, ou procure empreender. Abraços.
12 de setembro de 2014 às 09:45

Fabricio disse:

Lembrem-se! Nós somos um produto no sistema capitalista, estudem Karl Marx, agora pensem: Nós somos vendidos, em um hospital, clinica, universidade, "estúdio de pilates rs" , academias, etc.
Vendidos por um preço do qual precisará resultar lucro para os patrões, e o seu valor para gerar lucro para os donos, os dominantes, tem que ser bem baixo, muito baixo, baixíssimo, nós somos, você é um empregado, por sinal mal pago, que encheu o bolso do patrão da universidade e de tantos cursos, cursinhos, que você ilusoriamente acredita estar atualizando.
12 de setembro de 2014 às 09:32

Fabricio disse:

Sou formado há 10 anos, especializado em fisioterapia respiratória, trabalho em um hospital na UTI, os médicos fazem pouco caso da nossa função, é humilhante. Salário desproporcional com as nossas necessidades, estresse, carga horária puxada. Me arrependo de ter cursado Fisioterapia.
Vejo profissionais atuando em áreas totalmente absurdas, acredito que todos saibam quais são? Somos uma classe profissional que possivelmente se extinguirá com o tempo. Os ditos bons profissionais, são professores acadêmicos,perceberam a enrascada que entraram e foram ser professores. É desumano ser feliz, sabendo que milhares, centenas estão infelizes. Usando um aprendizado da psicologia: Não se façam de vitima, simplesmente saiam da área e procurem coisa melhor. "Fisioterapia ilusão de status, depressão social"
11 de setembro de 2014 às 15:14

jennifer disse:

Sou formada desde 2006, pos graduada em neurologia e tenho 5 cursos de aprimoramento em doenças neurológicas. Tenho experiência na área e não consigo achar emprego, ontem fiz uma entrevista pra 20 horas e salario de 1400, nisso tenho que pagar dois pedágios, 15 de gasolina, acho que não compensa. Fora quando me surgem vagas de empresas de home care pra usar meu carro, minha gasolina e me pagam 12 reais. Infelizmente , etudei um monte, pensei um dia em independência financeira e quando comparo com as outras áreas, tenho propostas de salários de estagio. Uma vergonha.
Estou prestes a abandonar a área, me arrependo amargamente de ter feito essa fculdade, quem esta começando agora, mudeeeeeeeeeeeeeeeee. O mercado é péssimo.
05 de setembro de 2014 às 16:04

Roselene Aparecida Leone Maciel disse:

O ideal seria que os fisioterapeutas não aceitassem trabalhar em clinicas medicas, porque quem assina é o fisio´foi o que me informaram. Os médicos não teriam como ter fisioterapia como negócio, explorando o fisio e sim encamimhando para os fisioterapeutas os pacientes que necessitam deste tto, como uma equipe multidisciplinar. Os fisioterapeutas iniciantes trabalhariam com fisioterapeutas,assim que adquirissem experiencia montariam sua clinica, pois não faltaria pacientes já que grande fatia destes fazem na clinica explorada pelos médicos.Montar uma clinica não é caro.
18 de julho de 2014 às 12:14

taynan disse:

meu Deus!!! estou no segundo periodo e ja estou completamente assustada com esses comentarios.

17 de junho de 2014 às 18:31

Sávio Rafael de Andrade disse:


Essa profissão é menos que o LIXO, não me importo com o que vão falar. Me formei há 5 anos tenho pós em UTI que ainda paga uns 2500 contos, mas tem de perder noite tb, e pra que ? pra ser tido como um LIXO ?, pois foi isso mesmo que um Médico me chamou lá no Plantão, de lixo, não chamou na frente de todo mundo, pois o cretino iria ser processado mas é assim que a banda toca, Fisioterabosta e nada não são a mesma coisa pois o NADA
14 de maio de 2014 às 07:59

TeoMymn disse:

И сюда запостил.
04 de maio de 2014 às 18:20

poker38 disse:

??????? ??? ?? ?????????? ?????? ??? ????? ?????? ???? ???????.
17 de abril de 2014 às 19:50

Marcio Luiz de Paula Pereira disse:

sou FISIOTERAPEUTA, quando começei a faculdade eu também não tinha noção do pepino que eu estava me metendo, sem noção nenhuma do mercado ai fora quando estava no 7° período percebi a merda que eu tinha feito, bom resolvi terminar o curso para ter o 3° grau completo para prestar concursos em outras áreas, hoje estou vendo como e desvalorizada essa profissão, ou seja e uma bela profissão e nós fisioterapeutas sabemos a importância de reabilitar e conseguir um sorriso de agradecimento, mais infelizmente não valorizam um andar se quer!! o nosso trabalho, somos confundidos ate com massoterapeutas e etc.. para ser massoterapeuta vc realiza um curso de 3 meses e já esta apto a exercer o FISIOTERAPEUTA 4 anos de estudos e pesquisas cientificas e etc... e hoje não existe salario para o fisioterapeuta ,a maioria das clinicas contratam " o fisioterapeuta como autônomo tendo que atender 3 meses sem ganhar nada para formar os seus pacientes na clinica pra depois começar a ganhar um lixo do plano de saúde!!!querem saber o valor que o plano paga????15 reais por paciente kkkkkkkkkkkk parece uma piada ne?!!mais é a putra realidade. Me desculpe meus colegas ...mais essa profissão pra mim hj é uma BOSTA. Sou professor de Jiu Jitsu e ganho 10 vezes mais dando aula do que trabalhando como profissional da área da saúde. NAO CURSE ESSE CURSO VAI SE ARREPENDER MUITO..
16 de abril de 2014 às 00:08

slot59 disse:

?????? ??????? slot machines ???????, ???? ?????? ????? ???? ???!
10 de abril de 2014 às 19:12

Adriano disse:

ultimo andamento
11/03/2014

Comissão de Finanças e Tributação ( CFT )

Devolvido ao relator para atualização da legislação orçamentária.
04 de abril de 2014 às 18:39

azart91 disse:

?????? ????? ??????, ???? ???????? ????? ??????.
04 de abril de 2014 às 11:33

GuruMymn disse:

Привет всем.
03 de abril de 2014 às 18:29

slot95 disse:

???? ???????? 77 ?? ?????? ??????? ?????????? ??????? ?????????? ??????.
02 de abril de 2014 às 13:01

jackpot66 disse:

?????? ????? ??? ??????????, ? ????? ????? ??????? ?????? 3?.
01 de abril de 2014 às 12:36

Líbenir Fonseca disse:

sou FISIOTERAPEUTA, quando começei a faculdade não tinha noção do mercado ai fora quando estava no terceiro ano mim arrependi , mais mesmo assim conclui a faculdade, hoje estou vendo como e desvalorizada essa profissão, ou seja e uma bela profissão e nós fisioterapeutas sabemos a importância de reabilitar e conseguir um sorriso de agradecimento, mais infelizmente não valorizam o nosso trabalho, somos confundidos ate com massagista nada contra a essa profissão de massagista... e tem lugares quer pagar de 800 a mil reais reais e ainda exige especialização... sei la........
29 de março de 2014 às 03:20

poker75 disse:

????? ? ?????? ?? ????? ????? ??????, ? ????? ?????? ???? ?????.
28 de março de 2014 às 09:44

Cláudio disse:

Sou irmão de uma fisioterapeuta e acompanho angustiado a trajetória dela nessa profissão ingrata. Acredito mesmo que para que as condições de trabalho mudem é necessário maior união entre os profissionais da área. Maior pressão. Mas não acho que aumentar o piso seja a questão. O objetivo deve ser impedir que o serviço do fisioterapeuta seja prestado em condições precárias. Exigir a formalização do trabalho do fisioterapeuta em todos os ambientes de trabalho é o que importa. Estabelecer um valor mínimo da hora do fisioterapeuta a ser pago pelos planos de saúde, isso sim pode ser efetivo. Pressionar o SUS para que ele se responsabilize pelo oferecimento desses serviços. Como já foi dito, o piso elevado só vai beneficiar quem já está empregado no setor público. Mesmo os poucos fisioterapeutas que estão em hospitais privados, a maioria vai ser mandada embora ou será contratado em modalidades não formais. Esse projeto de lei é uma armadilha.
27 de março de 2014 às 16:11

stella disse:

Olha isso tudo é uma piada. Nunca irão nos pagar isso. .. podem procurar outra área porque nesse país só quem tem valor é jogador de futebol, Mc de funk, artista da Globo. O resto é lixo.
25 de março de 2014 às 15:31

azart38 disse:

???????? ??? ? ?????? ?????, ?? ?????? ???????? ??????!
18 de março de 2014 às 19:51

Sergio Nagima disse:

Vcs sabem quanto tem ainda vai demorar pra esse projeto ir para o senado??.. tenho duvidas em qual curso fazer e um que me é viavel financeiramente é fisioterapia,mais tenho medo de escolher esse curso e daqui quatro anos quebrar a cara,por conta do salario que nao é nada bom para um profissional tão importante,que ajuda a reabilitar e previnir tantas doencas!!
É meio inviavel fazer o curso pra depois ganhar 5 reais num atendimento .. é hilario!
Contando por exemplo um tecnico de seguranca do trabalho que ganha quase a mesma importancia!! ..
21 de fevereiro de 2014 às 00:23

SILVANIA S DA MATA disse:

SOU CARIOCA E FISIOTERAPEUTA DESDE 2005, E LAMENTAVELMENTE NUNCA CONSEGUIR TRABALHAR POR SER MAU REMUNERADO.
ME TORNEI ESTETICISTA POR FALTA DE OPÇAO.
EU CULPO O CREFITO POR NÃO FAZER NADA E SÓ FAIXADA, PARA TIRAR DINHEIRO DOS FERRADOS E MAU PAGOS FISIOTERAPEUTAS.

DESCULPE O DESABAFO!
26 de dezembro de 2013 às 15:32

cintia disse:

Você que está em dúvida sobre cursar fisioterapia, te digo já CAI FORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vc é desvalorizado, ganha menos q uma pessoa com ensino fundamental...me arrependi amargamente dos 4 anos perdidos
11 de dezembro de 2013 às 14:03

rafael sousa botelho disse:

Sou fisioterapeuta Concursado do Estado do Pará e trabalho no hospital de uma cidade do interior já tem 4 anos e até hoje peço dinheiro emprestado pra minha mãe que é professora. Estou envergonhado mas é verdade!!! A VERDADE é que não tem reconhecimento e não da dinheiro. Que pena todos os meus projetos se foram porque sem dinheiro não consigo nada. TRISTE!!!!
10 de dezembro de 2013 às 15:16

Gabriel disse:

Pessoal , é verdade sim o piso salarial de fisioterapeuta será de 4.600 a lei já foi aprovada só falta ser publicada ,vou entra na faculdade de fisioterapia em 2014 no começo do ano ,obviamente pesquisei o piso salarial e tudo fique indignado com a taxa de pagamentos do estagiários é muito pouco varia entre 400 á 500 reais .. mais a profissão é linda e vamos em frente lutar pelo o que é nosso de por direito.
27 de outubro de 2013 às 20:21

marcos disse:

trabalho em um hospital 1800, no ambulatório 1450 clinica 2000 pericia 5000 por mês tudo terceirizado. gostaria muito que aprovasse o piso para termos condições de negociar melhor com os empregadores pois eles pagam de acordo com o piso
27 de outubro de 2013 às 13:43

Joelma Macedo de Almeida Oliveira disse:

Sou mãe de uma estudante de fisioterapia. Minha filha está no último ano e louca para começar a trabalhar. Quando ela escolheu a profissão, fiquei muito feliz porque é uma profissão que ajuda as pessoas a se recuperarem e parece um trabalho bem gratificante. Ela pretende se especializar e fazer curso de Pilates e outros mais. Gostaria de saber se esse investimento todo nessa profissão vai ser só uma realização pessoal ou será que dá para ela ser bem remunerada fazendo o que gosta?
18 de julho de 2013 às 17:23

Deborah disse:

Sou Fisioterapeuta formada a 8 anos, eu abandonei a profissão durante três anos por conta da desvalorização, vc não consegue nem ao menos pagar suas contas com o absurdo que é o salário. Trabalhei fora da área, no setor Administrativo tendo somente cursos tecnicos e direcionados, ganhando quase o dobro de um Fisio. Hoje, já retornei para a área de formação por ser uma paixão e por acreditar que haverá mudanças.
A area da Saude é tão desvalorizada que daqui um tempo não teremos mais profissionais capacitados na area por abandono da mesma. É uma vergonha.
28 de maio de 2013 às 15:18

caroline disse:

ola gente
preciso da ajuda de vcs vou começar a fazer faculdade ,andei pesquisando sobre fisoterapeuta e gostei da profissao mas ai vem a duvida compensa cursa essa faculdade

bjuuh
01 de março de 2013 às 11:41

PATRICIA disse:

importante lembrar que os terapeutas ocupacionais estão juntos nessa luta, alias, voces sabem quanto ganha um TO trabalhando num caps??? sem falar que a maioria não é concursado, é terceirizado ganhandoo que na realidade é ajuda de custo. Saúde mental no Brasil é motivo de piada e quem escolhe trabalhar por ela posa de palhaço!!!
16 de fevereiro de 2013 às 11:31

paulo disse:

FISIOTERAPIA NÃO DA DINHEIRO,SOU FORMADO A 10 ANOS E NÃO VI MELHORA NENHUMA.SO MEDICO É QUE PODE GANHAR DINHEIRO ,TRABALHANDO EM POSTINHO E RECEITANDO DIPIRONA.FISIOTERAPIA É UMA VERGONHA
12 de fevereiro de 2013 às 21:18

Emerson disse:

Sou casado com uma fisioterapeuta e sei o quanto a classe é desvalorizada. Sei também o quanto seu trabalho é importante, pois fiz uma cirurgia de ligamento e tive o prazer de desfrutar dos cuidados de fisioterapeutas. Fico impressionado com a pequena quantidade de vagas de concursos, bem como o piso salarial. Fico impressionado também, ao perceber o valor da anuidade do crefito, em relação ao piso salarial. Vejo alguns desmandos nesse enredo. Aparentemente o crefito não se esforça em nada pela categoria, ficando apenas com as bonanças desses pagamentos que como tudo nesse país, não gera retorno algum para o profissional. Outro fato, é a pouquíssima importância que o governo dispensa a categoria. Aceitar uma merreca de salário para algo tão importante, sinceramente, é no mínimo constrangedor. Um ponto não menos importante e que a categoria deveria levantar poeira, é quanto a união dos profissionais. Se a classe fosse mais unida, se resolvesse literalmente "quebrar o pau" - não só com o governo, mas também com os representantes da classe, talvez a coisa mudasse de figura. Será que apenas médicos e enfermeiros conseguem colocar um motoqueiro acidentado para andar novamente, isso depois que ele foi assistido em uma UTI, por um profissional de respiratória? Até onde meu parco conhecimento da profissão me permite avaliar, acho que não. Se precisarem de alguém para engrossar o coro, contem comigo.
06 de janeiro de 2013 às 12:32

Gustavo disse:

Sou fisioterapeuta nos ultimos 12 anos de minha vida e posso afirmar que se o piso salarial subir para acima de quatro mil reais, com certeza só ficarão empregados os fisioterapeutas concursados em setores públicos, pois a rede privada jamais terá condições de sustentar um piso desse, para uma empresa privada, salário de R$4.000,00 somando os impostos vai sair por volta de R$8.000,00 por mês. Ai eu pergunto, quando um metalurgico ganha R$4000,00 por mês, ele produz para a empresa um lucro de 10x a mais que isso, pois a empresa paga o salário do mesmo, paga os impostos, paga o gastos da empresa fixo e variável e ainda tem lucro. Para uma clínica ou hospital pagar um total de R$8.000,00 por mês entre salário e impostos como já falei antes, quantos pacientes esse fisioterapeuta terá que atender, lembrando que planos de saúde pagam por volta de R$8,00 por uma sessão de fisioterapia e desse valor quase 30% é imposto e retorna para o governo. Não precisa se matemático ou contador para saber que os fisioterapeutas em setor privado ficarão sem emprego formal e que terão que abrir cooperativas e empresas para continuar prestando serviços e ganhando até menos do que ganham atualmente. PARABÉNS BRASIL por valorizar seus profissionais de nivel superior, ainda mais do setor de saúde.
03 de novembro de 2012 às 14:16

agifsArrins disse:

New to joomla please guide me i have download joomla from website ? What should i do ?.
02 de novembro de 2012 às 16:19

agifsArrins disse:

8 x age in decades )
01 de novembro de 2012 às 23:22

agifsArrins disse:

This program is intended for guys who are eager to work hard and need to use a body that could make them stand out inside a crowd
20 de setembro de 2012 às 18:47

Alessandra disse:

Me formei tem cerramente oito messes.
Leia a minha trajetoria e minha opiniao.
Quando iniciei na faculdade, deslumbrada com a possibilidade de reabilitar pessoa e comtribuir com o bem estar daquele individuo, eu nao sabia da mafia do estagiario.pois clinicas particulares atendendo em grande massa ganhando as custas do estudante, muitas das vezes, como aconteceu comigo ganhado apenas a passagem, como e que existe uma lei que autoriza que 1fisioterapeuta pode ter ate 3 estagiarios...e um absurdoa.os grandes impresarios muitas das vezes medicos pagando um salario misseravel para aquele profissonal e esplorando o estagiario...e um absurdo..a nossa profissao e linda...os medicos operam e nos reabilitamos.amo minha profissao e devemos ser respeitados.o salario tem que melhorar, a mafia di estagiario tem que acabar e temos que ter mas vagas em concursos..eu fico indignada...
03 de setembro de 2012 às 09:37

EDNO disse:

Não sou fisioterapeuta... pois lendo alguns relatos assima por curiosidade, cheguei a conclusão, de expor minha opinião:
a) NÃO SE DISCUTE HA IMPORTANCIA DO FISIOTERAPEUTA. (PONTO);
b) Alguns tem interessa no piso salarial, porque já está empregado (efetivo) area publica, pois será beneficiado; Sendo que na area particular será obviamente demitido e substituido por outro (PONTO).
c) existem outros fatores..... que levariam mais tempo e eu perderia o meu tempo.(PONTO).
Pois bem, minha conclusão é : APENAS O GOVERNO EDITAR UMA LEI ONDE EXIGISSE HA NECESSIDADE DE CONSTITUIR UM FISIOTERAPEUTA NOS SETORES PUBLICOS, PRIVADOS, ETC. ASSIM HAVIA MELHOR OFERTAR DE TRABALHO E POSSIVELMENTE MELHORES SALARIOS. (OU SEJA CAMPO DE TRABALHO E A UTILIZAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM DIVERSAS ATIVIDADE QUE VOCÊS SABEM DA IMPORTANCIA)

21 de agosto de 2012 às 19:28

Silas Justino de Freitas-Rio de Janeiro-Rj disse:

Estou feliz por mim e por todos os colegas que trbalham por amor na profissão ; mais que tambem lutam por um piso melhor.
20 de junho de 2012 às 19:52

CAROLINA TEIXEIRA disse:

estou no quarto período de fisioterapia, espero q nossa profissão seja vista com mais respeito e reconhecimento, e se esse piso novo sair de fato, que seja cumprido, pois é um trabalho digno, e importantíssimo para a sociedade portanto merecemos muito esse aumento. vamos nos unir e ir a luta! obs: no ano passado foi feito um protesto na ALERJ e somente 9 fisioterapeutas foram protestar... a nossa classe é enorme mas muito pouco unida!! precisamos nos unir!!
12 de abril de 2012 às 17:50

mario disse:

sou estudante de fisioterapia escolhei esta profissao porque acho linda mesmo com tantos argumentos q te coloca pra baixo nao vou deiixar de lado o meu sonho vamos a luta para conquistar os nossos direitos e salvar vidas o q precisamos e ser um bom profissionale vamos a luta 12
12 de abril de 2012 às 10:32

Nattanael Gustavo disse:

Pessoal por favor acessem o COFFITO/Projetos de Lei/ 3ª Proposta de Lei, alí informa o parecer do relator dando enfase em seu voto positivo perante o Autor dos argumentos sobre o novo piso "previsto" como assim "dito", o site não aceita links, por ventura não consigo mostrar-lhes como andam as atualizações no site da camara dos deputados!

Abram o edital e lei atentamente sobre os dizeres, depois de discussões sobre o novo piso em sala academia, acredito que não seria viavel a aprovação deste piso, pois se já estamos com problemas de finanças sobre o piso atual, pensem: que por vez de aumento, nossos hospitais terão dificuldades perante o pagamento imposto perante o piso em questão;
É viavel sermos valorizados SIM! Mas diante da realidade de nosso país POBRE em cultura e argumentos, e ainda sub-desenvolvido em termos de educação, infra-estrutura, cultura e areas afins, temos de melhorar primeiramente nossa política, para que assim possa ser mudada atitudes e status de nosso país! Estamos nos maiores niveis de economia mundial (politicamente falando) finanças políticas e não populacional, mas estamos em níveis baixos como paises não desenvolvidos como o continente africano, em termos de educação, saúde, entre outros assuntos afins!
Assim fica meus argumentos, abraços a todos
23 de março de 2012 às 19:30

1 disse:

1
23 de março de 2012 às 19:29

1 disse:

-1'
26 de fevereiro de 2012 às 23:29

CLÁUDIO FERNANDO disse:

Acho interessante;é que os nossos políticos votam os próprios sálarios e eles mesmo aprovam o quanto acham que deve ganhar,más valorizar uma classe tão linda como é a nossa,de Fisioterapeutas,que no entanto com muito amor e dedicação procuramos restaurar vidas,reabilitar pessoas de movimentos que foram perdidos,oferecer qualidade de vida melhor aos nossos pacientes, e mesmo assim não temos o reconhecimento dos nossos representantes na política do nosso Paíz;espéro que na hora de escolhermos os nossos políticos,possamos está unidos para dar o troco que cada um deles merece,porque só dessa forma eles vão ver que nós estamos lutando em favor de uma causa justa,grande abraço a todos colégas e vamos a luta.
12 de fevereiro de 2012 às 21:58

Divaldo F Araujo disse:

Que bom que foi aprovado, já foi publicado??
as veja bem, trabalho em uma prefeitura em regime estatutário, não é respeitado nem o piso estadual, como fazer com que reajustem para o valor do novo pisso?? Já fiz a reclamação no Sindicato e no Crefito, nada foi feito, alguém pode me de uma luz?
07 de fevereiro de 2012 às 04:21

Julio disse:


Entrei em fisio esse ano e ja estou desesperado, porque falam que não tem emprego, verdade isso ? O piso realmente foi aprovado para R$ 4.600,00 ?
Estou pensando em migrar para farmácia, dizem que ganha mais. Passar fome não da !
03 de fevereiro de 2012 às 15:47

Glaucia disse:

Também gostaria de saber. Procurei e não encontrei nada a respeito. Alguem tem mais informações? Aguardo resposta.
03 de fevereiro de 2012 às 11:18

Moana disse:

Gostaria de saber mais detalhes sobre essa informação do Natanael, sobre a aprovação do projeto. Busquei no site da câmara e dei uma olhada no projeto, mas não consegui achar nada a respeito da aprovação. Agradeço quem puder comentar.
01 de fevereiro de 2012 às 11:41

Nattanael disse:

Ai galera, o Projeto de aumento de nosso piso salarial foi aprovado, o piso irá ser reajustado mediante a publicação da nova lei!

Conseguimos, agora é ficar de olho no reajuste! entrem no google e pesquisem a aprovação do piso!
Forte abraço
18 de janeiro de 2012 às 17:10

Márcia disse:

Dr.Luiz, gostaria de conversar com o sr.por email, é possível? Caso não queira colocar aqui seu email, segue o meu email é marcia.fiorini@yahoo.com.br
Grata,
Márcia
17 de janeiro de 2012 às 11:42

Glaucia disse:

VOU FAZER FISIOTERAPIA. AS COISAS VÃO MUDAR, PRA MELHOR, SE DEUS QUISER.
17 de janeiro de 2012 às 09:29

Dr. Luiz disse:

Pessoal, entrem no site www.camara.gov.br, vá em projeto de lei 5979/2009 e cadastre para acompanhamento, quanto mais pessoas se cadastrarem para acompanhar significa que mais a população está interessada..... cadastre-se.....
17 de janeiro de 2012 às 09:27

Dr. Luíz disse:

Eu já ganho hoje o piso salarial requerido no PL, então acreditem, a profissao é sim promissora, nós podemos, nós queremos nós seremos todos juntos pra lutar pelo nosso ganhar pão mais digno e justo.
17 de janeiro de 2012 às 01:17

rodrigo leao rocha disse:

só vai melhorar quando houver uma paralisação geral da nossa classe,infelizmente os pacientes vão pagar o preço do descaso com a fisioterapia, mais no meu modo de ver essa e a única solução .....
17 de janeiro de 2012 às 00:52

uilian ribeiro disse:

uma das profissoes mais linda q existe lutando por um reconhecimento no salario, isso é uma vergonha. Em um país que tem 68 milhoes desviado por mes em corrupcao, onde querendo ou n acaba tirando vidas de inocentes nos hospitais, os fisioterapeutas, medicos e outros profissionais q lutam pra salvar essas vidas n sao reconhecidos, sao arquivados. Sei que é dificil viver sem dinheiro e de sustentar a familia sem ele, mais os proprios profissionais deveriam ter vergonha e parar de prostituir em suas profissoes, tem q dar valor pelo seus estudos e tempos de luta, saber dar valor ao seu preco e suor. Gostaria muito de ver esse piso salarial de 4.6 mais isso so vai sair quando ocorrer uma paralisacao e eles sentirem a falta, a populacao n tem culpa mais fzmos parte dela.
16 de janeiro de 2012 às 13:23

Nattanael Gustavo Ferreira disse:

Caro Dr. Arno Ribeiro, essa é uma pergunta que até nós acadêmicos estamos a perguntar, como fazer isso?

Um congresso com os grandes representantes e Doutores e até mesmo os pupilos como eu, acadêmicos, falando e debatendo sobre assuntos a fins, não seria um dos primeiro passos?

Convocação de mídias para tais congressos, sejam elas tele-jornais, mídias sociais, conexões com Universidades de todo o Brasil, talvez mobilizando os focos principais que utilizam os meios de comunicações seriam os melhores meios para que possamos chegar aos ouvidos da sociedade e principalmente a Câmara!

Como jovem e estudante do assunto em debate me disponibilizo para qualquer coisa
16 de janeiro de 2012 às 12:42

Dr. Arno Ribeiro disse:

Prezado Natanael, se nós como classe não lutarmos JUNTOS por nossos direitos cumprindo nossos deveres, jamais alcançaremos respeito da sociedade como profissionais competentes e nem teremos o retorno financeiro que merecemos. Enquanto não nos valorizarmos respeitando-nos profissionalmente, qualificando-nos tecnicamente, organizando-nos politicamente e cobrarmos uma postura de nossos representantes de classe, continuaremos sendo desvalorizados pela sociedade. Nós, como indivíduos e como classe devemos dar o primeiro passo. A pergunta é: como daremos este grito para que a sociedade nos ouça?
13 de janeiro de 2012 às 16:50

Nattanael Gustavo disse:

Falou muito bem Dr.Arno Ribeiro!
Sou academico de Fisio e busco pela formação e capacitação no Mercado em Fisioterapia, em sua opnião, e grande experiência no ramo, seria melhor esperarmos a decisão final da posição ou não do piso salarial do fisioterapeuta perante o senado, ou devessemos mobilizar algum tipo de campanha, mesmo que talvez, não dividisse ou até mesmo mudasse a decisão da Camara, mas que nossa visão e desejo fosse a público?

Acredito que muitos Fisioterapeutas, que estão em atividade desde os primordidos, esperam uma posição deste nível, faz algum tempo... talvez esteja mais do que na hora de incentivamos a profissão e não negativá-la ou difama-la de tal forma como está acontecendo! Muitos desistindo pela causa que está em andamento, ao invés de um acréscimo na luta pela melhoria do Profissional...Desde já fica meus créditos aos amigos de formação e aos Doutores e Doutoras que cada dia nos incentivam à continuar nos estudos de arte de reabilitação de pessoas!
12 de janeiro de 2012 às 13:34

Dr. Arno Ribeiro disse:

É muito importante para a classe de fisioterapeutas, frente a sua formação acadêmica e responsabilidade receber um retorno financeiro a altura das exigências da profissão. Creio que o valor de $4,6 mil reais por 30 h semanais é justo, mas existe algumas variáveis que precisam ser levadas em consideração:
1. (situação atual) quem irá pagar este salário? Na saúde privada os referenciais de honorários pagos ao fisioterapeuta não cobrem este valor, principalmente porque, sobre este valor (CLT) têm 100% de impostos mensais - FGTS, FÉRIAS, 13o, etc.
2. então o cálculo muda de figura. O empresário da área de saúde que for pagar $4,6 mil reais por mês vai ter que pagar aproximadamente mais $4,6 mil reais só de impostos.
3. Se verificarmos os valores de referência das tabelas de honorários dos planos de saúde praticados hoje, a produção do fisioterapeuta em 30 ou 40 h/semana não será suficiente para cobrir esta conta toda (4,6 + 4,6= 9,2). Nenhum empresário em sã consciência contrataria um fisioterapeuta por este valor sem ter lucro sobre o serviço, ou no mínimo que o trabalho deste profissional cubra todos os custos do salário e dos investimentos da clínica, consultório, hospital, seja o que for.
4. O ponto crucial da remuneração do fisioterapeuta está no referencial de honorários utilizado neste país que depreciam vergonhosamente a prática da fisioterapia e não necessariamente no valor de $4,6 mil reais. É neste ponto que os representantes da classe devem focar e colocar seus esforços juntamente com os representantes políticos. Já, há alguns anos atrás, foi realizado um estudo em todo o Brasil e construído um referencial mais apropriado, mas infelizmente não foi colocado no mercado. É necessário rever este referencial de honorários e atualizá-lo às realidades da profissão e do mercado. Só não pode continuar do jeito que está, nem para os que estão entrando na profissão como para aqueles que já lutam a tanto tempo por isto.
5. Este referencial revisado e em vigor no mercado contemplará o fisioterapeuta contratado em regime CLT, possibilitando, assim, um salário de $4,6 mil reais e dará também uma base mínima para cobrança de procedimentos em pacientes particular.
6. Este valor pode ser pago por instituições públicas, e dependendo de qual instituição deveria ser o dobro do valor.
Este é meu ponto de vista que está fundamentado em mais de 25 anos de profissão onde já trabalhei como contratado (CLT), como proprietário de uma grande clínica de fisioterapia e consultório particular, e participante da construção do primeiro referencial de honorário de fisioterapia visando as disfunções tratadas pela várias especializações do fisioterapeuta.
Me ponho à disposição para discussão sobre o assunto.
10 de janeiro de 2012 às 16:46

natalia disse:

É o meu sonho ser uma fisioterapeuta,mais ganha muito poco.
é bom achudar que precisa,mas é micharia o salario q ganha.
10 de janeiro de 2012 às 00:31

Eduardo Canellas Valva Uss disse:

é galera,sera que ai ficar só no sonho?
09 de janeiro de 2012 às 01:15

irla disse:

bom, estou iniciando a faculdade.. mais depois desses comentários, sinceramente to começando a me arrepender de ter entrado :s isso precisa mudar! Como alguem formado, que passa 5 anos estudando, gastando horrores e se dedicando, chegue a ganhar R$ 700,00? isso é um absuuuuuurdo! É preciso fazer algo! A iniciativa tem que partir de nós mesmos.
09 de janeiro de 2012 às 00:44

bruno disse:

é simples acabar com pouca vergonha
1- bota presao pra fechar cerca de 30% dos cursos de fisio
2- fiscalizar seu colega proximo de vc e dedurar se ele estiver se prostituindo
3- mandar os planos de saude pra p... que paril
simples assim
09 de janeiro de 2012 às 00:19

bruno disse:

pessoal sei nao viiu, mas essa profissao nossa ta foda viu, to ralano pa ganha em media 2000, sou fisio.
minha esposa fez um curso de final de semana de limpeza facial e ta ganhano 1000, o pintor que fez um trabalho aqui em casa cobrou 100 da diaria ou seja o cara ganha uma media de 2000.
pra falar a verdade fico pensando se compensa ser fisio.
temos na minha opiniao q fazer algumas coisinhas pra melhorar:
1- da um jeito de forçar nao sei quem a fechar ao menos cerca de 30% das facul
2- nao esperar nada de concelho nenhum, temos que nos fiscalizar, ja to mandando um espiao ali no colega pra ve quanto ele cobra, se for pouco eu denuncio ele
3- parar de trabalhar pra plano de saude

assim as coisas melhoram
29 de dezembro de 2011 às 09:54

Nattanael disse:

Ai galera estou acompanhando nosso caso direto do Site da Câmara dos deputados, vejam como está:

PL 5979/2009 Inteiro teor
Projeto de Lei

Situação: Aguardando Deliberação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

Infelizmente não consigo postar o site desta publicação.
Forte abraço, e um próspero ano novo!
29 de dezembro de 2011 às 09:29

Nattanael disse:

DESARQUIVA E APROVA - PISO SALARIAL PARA FIO E T.O JÁ
22 de dezembro de 2011 às 11:05

SRZilFdWHfhFoesKF disse:

How could any of this be betetr stated? It couldn't.
21 de dezembro de 2011 às 01:54

Ingrid disse:

Mto me entristece ler inúmeros comentários só enfocando o que eu ja sei da falta de valor do profissional Fisioterapeuta que tanto luta, chora,perde noites a fio, sou acadêmica do curso, acho linda a profissão + infelizmente será que tem futuro com uma classe tão desunida ??? os próprios fisioterapeutas desvalorizam a profissão ensinando alunos no inicio do curso acadêmico, por terem um técnico na área da saúde a ja realizarem procedimentos,eu mesmo tive uma experiência no meu 1 período estagiei numa clínica onde eu não possuia algum tipo de conhecimento cineológico e sem algum tipo de acompanhamento por um profissional responsável, talvez por se s.u.s será qe tem tratamento menos privilegiado ??? eu fiquei 1 semana e me senti mto mal em estar ali levando talvez até mesmo o agravo dos pacientes , + é mto + fácil pagar 200 reais pra um acadêmico do que um sálario vergonhoso pra um fisioterapeuta formado.To pensando em deixar o curso!
20 de dezembro de 2011 às 21:52

Bruna disse:

Não adianta ficar reclamando enquanto ainda existirem profissionais que se SUBMETEM a trabalhar por 6,00 para planos que não nos valorizam e nem valorizam o ser humano. A gente sabe que com 6,00 no mínimo o atendimento será péssimo tendo em vista que teremos que atender uns 5 por hora pra render. E me desculpa, mas isso eu não quero! Existe UNIMED, UNIODONTO, por quê não fundar a UNIFISIO? Quem irá definir valores somos nós e os planos terão que nos contratar! Tá mais do que na hora... CADA UM SABE O VALOR DO SEU TRABALHO.
19 de dezembro de 2011 às 19:40

Priscila disse:

Esse salario seria muito bom se aprovado, mas uma coisa é ser aprovado outra é ser cumprido,minha regiao forma cerca de 500 fisioterapeutas por ano se nao for mais, e não tem mercado p/ todos esses profissionais, ai entra a lei da oferta e da procura,muita mao de obra salario baixo se eu nao quiser determinado salario tem 100 querendo c/ isso o salario vai ficando cada vez mais baixo.Outra coisa os convenios pagam super pouco por sessão então as clinicas precisam de quantidade para sobreviver e acabam nao pensando em qualidade para seus pctes o que degridem mais ainda nossa profissao pois o pcte nao melhora e a culpa é de quem do medico que nao é.
Nao é somente o salario que deve ter valor, mas o geral que deve nos valorizar medicos pacientes,empregadores etc.
13 de dezembro de 2011 às 16:57

leandro freitas disse:

pessoal ! precisamos nos unir para o nosso bem, porque uma andorinha só não faz verão. temos que acabar com esta prepotência e deixarmos de passarmos a perna no próximo, o momento é agora! temos 30 anos de existência da nossa categoria. vamos levantar a bandeira e vestirmos as nossas camisas e partir pra luta,com isso, andaremos com os nossos futuros. o momento não é de reclamação é mais pra atitude. mostraremos a eles que somos uma categoria forte e unida, porque com um conselho e sindicado fraco, seremos os mesmos. então, vamos botar as barbas de molho e engolir nossos orgulho e apoiar o deputado Mauro Nazif. que foi o único que olhou pra gente e observou as nossas dificuldades da profissão.

obrigado!!!!!!!
13 de dezembro de 2011 às 13:47

Lily MELO disse:

DESARQUIVA E APROVA! AMei! rs
13 de dezembro de 2011 às 12:28

Fisio SIM ! disse:

Vamos realizar uma CAMPANHA " DESARQUIVA E APROVA - PISO SALARIAL PARA FIO E T.O JÁ "
Abração a todos.
12 de dezembro de 2011 às 23:51

Lily Melo disse:

Pessoal, vamos nos UNIR e valorizar nossa profissão! Pq não merecemos?! Precisamos de mais um movimento... MERECEMOS GANHAR MAIS!!!! Agora minha esperança ? qdo vi que o PROJETO FOI ARQUIVADO! Isso não existe... Estou revoltada! (pena que tem gente que se contenta ganhando tão pouco e se cala, nossa profissão é linda e muito importante).
10 de dezembro de 2011 às 13:05

Dr. Fisio disse:

Conheço inúmeros profissionais da área ( INICIANTES POR SINAL) que ganham 2.500 reais para trabalharem 15 a 20 hs semanais, sem falar nos plantões que ainda realizam.
Tenho inúmeras propostas de trabalho, faltando apenas concluir o curso, BONS PROFISSIONAIS JAMAIS FICARÃO DESEMPREGADOS, nossa remuneração e valorização está cescendo a cada, vamos nos unir gente.
09 de dezembro de 2011 às 18:58

Nattanael disse:

Acho que a única solução parte de nós mesmos! Se corrermos atrás de nossos direitos, podemos sim conseguir algo!

Aqui no Rio, muitos hopitais oferecem a chance de ter um salário muito bom, por sí, são particulares, muitos conseguem a chance muitos não!

Repito, se reagirmos às manifestações de artigos e atas de jurisdição, poderemos melhor algo que está ainda em andamento!
09 de dezembro de 2011 às 11:04

Amanda Dom Pedro disse:

Bom dia gente, estou no segundo semestre de fisioterapia, deixei o curso de arquitetura para poder fazer o que realmente gosto, tenho conversado com muitos profissionais da area e o que escuto é '' mais uma pra morrer de fome'' é muito triste pois o curso tem um custo muito alto e é praticamente uma medicina, a unica diferença é que não temos poder cirurgico!
09 de dezembro de 2011 às 09:43

MAURA disse:

Bom dia!o importante agora é que todos estejamos unidos em um só objetivo:com o mesmo direcionamento, em busca de um só proposito,e em conquista de reconhecimento de nossa classe.Lutar por melhorias salariaia,é ainda por reconhecimento sócial dos profissionais que somos!
07 de dezembro de 2011 às 12:07

Nattanael disse:

gostaria de trocar emails com Doutorados e formandos de Fisioterapia, assim como existem curiosidades sobre o mundo da reabilitação, existem curiosidades sobre o elo e cotidiano dentre os profissionais.

Abraços

tael_ngf@hotmail.com
07 de dezembro de 2011 às 12:01

Nattanael disse:

Olá, sou Academico de Fisioterapia, e me orgulho muito dessa profissão, no qual já estou ajudando o tratamento de amigos do Jiu jitsu onde também sou lutador!

Se vocês hipócritas entram em uma profissão pensando apenas na remuneração, aqui vai meu aviso, descartem pois sem tesão e bom estar profissão de que valeria o piso?!

O aumento ainda é pequeno comparado a meados do ano passado, o piso deve sim ser digno em uma profissão cujo desenvolvimento é tão importante quanto a Medicina, aliás, Fisioterapia é uma Medicina, desenvolvida para o tratamento de pacientes cujo sofrem e sofreram lesões graves, medianas!

Dar créditos à um Médico, não daria ênfase na questão, Somos talvez em casos muito mais importantes do que um clínico geral ou até mesmo cirurgiões, somos e seremos nós que daremos a reabilitação ou até mesmo a volta de uma vida regrada de felicidade a um paciente!

Se vocês ainda estão escolhendo a profissão, e estão entrando em debate criticando e blasfemando sobre nossa profissão, que por favor vá para outras páginas, pois aqui queremos individuos que SOMEM e que não dividem as opnioes.

Desde já agradeço, e espero termos contato, profissionais afins...

Oss
06 de dezembro de 2011 às 21:56

andrea disse:

em que mundo vocês vivem???
06 de dezembro de 2011 às 21:55

andrea disse:

em que mundo vocês vivem???
30 de novembro de 2011 às 20:57

Thais disse:

Bom eu estou no 1º periodo de adm estava querendo desistir para fazer Fisioterapia, mas depois desses comentarios desisto, vou continuar na administração msm. bjus
10 de novembro de 2011 às 13:56

Drª Polyana Trindade disse:

Gente vamos nos unir por favor nunca fale mal de outro fisio, não prostitua sua profissão cobrando 15,20,30 reais a sessão vc investiu nesse curso , perdeu , noites de sono estudando, chorou, ficou triste,se preocupou vc investiu ou jogou tempo e dinheiro fora?? tanto tempo será perdido por tão pouco dinheiro??? vamos colocar representantes politicos que entendam e valorizam nossa profissão no caso o proprio fisioterapeuta, e vcs donos de clinicas assim como os medicos fazem der greve aos convenios que pagam miseria pra gente... greve iria chamar atenção da midia e ver que os bonitinhos de uti não sabem nem aspirar um paciente que ta mal, greve paralização iria chamar atenção afinal se os medicos podem pq a gente não?? afinal nos só não sabemos operar não é verdade!?
união faz a força!!
vamos lá pra nossa luta!!!
08 de novembro de 2011 às 12:33

Dr Fisio disse:

Gente, todos aqui ja estão cansados de saber a realidade da FISIOTERAPIA NO CONTEXTO NACIONAL, devemos nos unir a cada dia, darmos as mãos de verdade para que essa realidade mude. O que podemos fazer para mudar isso?? Será que não poderiamos ao menos fzer um abaixo assinado virtual?? Sou presidente do CA de minha faculdade, estou fazendo minha parte desde já, orientando, fazendo WORKSHOP relacionado ao tema, etc..., façam vcs tbm.
Aguardo notícias...
E Viva a FISIOTERAPIA, quem não tem INICIATIVA, acha que isso nunca mudará, escolha outra profissão, aréas não faltam.... e ao menos não prostituem essa CIÊNCIA em ASCENSÃO CONSTANTE.
03 de novembro de 2011 às 01:25

ESDRAS SANTOS SOUSA disse:

OLÁ PESSOAL DEIXEI O CURSO DE ADM PARA FZR FISIO AGORA ESTOU EXTREMAMENTE ARREPENDIDO JÁ ESTOU NO 4 SEM SERÁ Q VALE APENA DESISTIR?ACHO Q VOU VOLTAR PARA A ADM
01 de novembro de 2011 às 17:30

Anderson disse:

De quem é a culpa?

Uma vergonha! Mas de quem?

Eu acho uma vergonha, uma Universidade "pública" cobrar muito mais caro que uma instituição privada para disseminar o conhecimento, a exemplo do curso de especialização em Fisioterapia em gerontologia. O valor da mensalidade de R$ 600,00/mês, não é o que chama a atenção. O que intriga mesmo é o raciocínio antieconômico dos elaboradores deste curso de especialização. Visto que, o curso que tem como objetivo o aperfeiçoamento do profissional ser integral.

Isto é, um curso de especialização? Parte-se do pressuposto que a demanda pelo mesmo será por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.

Portanto, o indivíduo que busca se aperfeiçoar encontra-se num dilema: sair do emprego ou estudar para tentar aumentar suas possibilidades profissionais, melhor atender seus pacientes e, claro, aumentar sua margem de ganho por isso?

Dentro deste (contraditório) raciocínio, tomando como base o piso salarial da categoria de fisioterapia (que é uma vergonha, diga-se de passagem), de aproximadamente R$ 1600,00/mês, o curso, pelo caráter de exigir a dedicação exclusiva, ao invés de custar os R$ 600,00 (proposto pela USP), custará na verdade o simbólico valor de R$ 2.200,00/mês (R$ 600,00 + mais o custo oportunidade perdido do emprego de R$ 1600,00). Isso claro, não considerando os custos adicionais (livros, condução, alimentação, etc.).

Quanto ganha mesmo um Fisioterapeuta? R$ 1.600,00 por mês? É, parece-me que compensa muito largar o emprego e fazer um curso que me custará mais de R$ 2500,00 por mês para depois tentar ganhar o meu piso salarial de R$ 1.600,00.

Porque será que nosso país ainda ocupa a posição de subdesenvolvido? Ah, esqueci, a nova nomenclatura nos denomina como "em desenvolvimento". Talvez por que mazelas como estas, não são divulgadas e abertas ao debate com o povo que tem informação (vulgos formadores de opinião - será mesmo?), os que pagam seus impostos para manter as instituições públicas (como a USP, UNESP, UNIFESP entre outras ? que também cobram e exige dos profissionais que visa única e exclusivamente à especialização, a dedicação exclusiva).

Amigos profissionais Fisioterapeutas, desculpem-me pelo que vou dizer: Mas será mesmo que a culpa são deles? Do COFITO, CREFITO (que nada fazem) do Estado que nada vê, da imprensa que não fala sobre temas de relevância? Ou será sua, minha, nossa? Que ficamos reunidos em nosso café e circulo reclamando e queixando-se dessas coisas e nada fazemos. Parece-me que temos mais culpa do que parece viu.

Você acha que não? Olhe a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o quanto de benefício elas concedem aos seus membros. Não basta? Olhe a OEB (Ordem dos Economistas do Brasil). Vocês sabiam que os profissionais não pagam muito mais do que vocês a Entidade deles pelo que recebem em troca. Ah, digo mais, não há curso de especialização integral. O que há é Mestrado, com dedicação exclusiva, com bolsa do CAPES ou CNPq.

Eu não tenho nada contra a USP, por exemplo, pois fui aluno e continuo sendo aluno de lá. Mas a minha secretaria (FEA) é excelente, e a organização da especialização do FOTITO merece uma boa e desculpa. Levando em consideração a relação econômica, profissional, ética e de bom senso na resposta.

Em relação a entidade de classe de vocês (COFITO E CREFITO), vale a pena uma prestação de contas e uma alteração nas diretrizes de ambas. Além de vocês precisarem dar uma revisada para além dos cerca de R$ 4.000,00 que eles ainda estão tentando aprovar para vocês (note: ainda estão tentando aprovar, não tem nada certo). Se vocês acham ruim. Dê uma olhada no edital de concurso público do CREFITO3 aberto no momento. Você irá notar que você receberá menos que um funcionário administrativo do CREFITO (que tem apenas o ensino médio completo). Eu tomei a liberdade de colocar alguns casos para vocês terem noção.

Piso salarial do Fisioterapeuta: R$ 1600,00 aproximadamente.
Investimento para ser um fisioterapeuta, cerca de R$ 70 mil reais.

- Auxiliar de serviços gerais ou copeiro (ensino fundamental completo) = salário de R$ 1071,00
Investimento, nada!!!

- Escriturário (Ensino médio completo) = salário de R$ 1.562,28
Investimento, nada!!!

- Fiscal (ensino superior completo em fisioterapia, sem pendências no pagto anual da categoria) = salário R$ 2.220,63 + gratificação por produtividade (isso é uma vergonha)
Investimento, quase R$ 70 mil reais.

Vocês tem dúvida quanto a algo errado aí??? Vocês estudam 5 anos, investem R$ 70 mil reais no diploma, tem que pagar todo começo de ano uma taxa para ser protegido e promovido (onde???) e ganha apenas 2 vezes o funcionário que tem até a oitava série e ganhará um pouco mais que R$ 600,00 mês em relação ao funcionário que tem o ensino médio completo. Onde ambos não investiram nada em sua educação.

O que eu tiro de conclusão é que vocês estão muito bem representados.

Este e-mail vai circular o facebook, Twitter, e fóruns abertos de debates, além de enviar para rede de comunicação (imprensa escrita e online), caso interessem entrar em contato com as instituições para pedir maiores esclarecimentos e lógica em tudo isso.

Lembre-se, se esses fatos mencionados viessem de empresas privadas, nada de errado haveria. Mas são instituições públicas e de classe que, a meu ver, parece estranho à postura assumida. Você não acha?

Irei remeter ao COFITO e CREFITO, citando-os como responsáveis por isso, devido a sua imprevidência com seu colegiado. Espero que você que é da área também busque os seus direitos.

A vocês da imprensa, provoco o seguinte exercício: Pesquisar no Ministério da Educação o número de formando em fisioterapia no período de 1990 ? 2011 (isso nos dará a oferta de profissionais nos últimos 21 anos). No site da RAIS e CAGED, do Ministério do Trabalho, buscar o número de empregados da área da fisioterapia (direto), salário médio mensal, cidades onde há a concentração destes profissionais e o local onde se emprega. Além disso, faça um levantamento do custo médio por mês de um estudante de fisioterapia (eu estimo em R$ 1.100,00 mês ? estimativa baixa), considerando mensalidade, custos adicionais (livros, xerox, condução, alimentação, etc.). Vocês terão provavelmente que o investimento para se formar em fisioterapia, ao longo de 5 anos da graduação, foi de R$ 66 mil. Isso mesmo amigo, quase R$ 70 mil reais, para você ganhar depois um piso salarial, defendido e proposto pelo COFITO E CREFITO de aproximadamente R$ 1.600,00 reais. E se você achar que precisa fazer uma especialização você se deparará com a situação descrita acima.

Eu tenho orgulho de vocês amigos Fisioterapeutas, pelos guerreiros e bravos que são, mas precisam arrumar a postura de atuação de vocês, porque senão, não haverá fisioterapia que os ajudem quando mais velhos.

Contem com vocês apenas nesta luta.

Aluno de Economia da USP e indignado por amigos da área da fisioterapia que sofrem com tamanho descaso público e das entidades de classe que deveriam defendê-los e os promover.
30 de setembro de 2011 às 01:30

Delcarla disse:

Olá Pessoal,
Sou estudante de fisioterapia e a cada dia me apaixono mais pela profissão, que por sinal como tantas e até mais que outras profissões, enfrenta-se bastantes de dificuldades. Mas Gostaria de deixar um apelo a todos que lerem este anúncio!
É preciso dar o devido valor a FISIOTERAPIA, que não é mais uma profissão no mercado de trabalho, mas uma ferramenta para curar ou melhorar o estado de vida de um paciente, é preciso ver a FISIOTERAPIA/FISIOTERAPEUTA com mais seriedade, seja na área financeira como profissional !
29 de setembro de 2011 às 01:43

Roberta disse:

Olá,

Vejo muitos colegas insatisfeitos com os rendimentos da profissão, que de fato é bem abaixo da expectativa comparado por todo esforço e pelo longo tempo (entre horas de estudo e estágios) durante a graduação!! A bem da verdade é que a Fisioterapia está cada vez mais desvalorizada, só que o grande culpado é o próprio fisioterapeuta (eu e você que está lendo isso), e não adianta colocar a culpa no massagista ou na esteticista, até porque a fisioterapia não é só dermatofuncional e massagem terapêutica, Fisioterapia é muito mais do que isso e abrange muitos campos na área da saúde!!
Ah, e aquele velho papo de que o mercado está saturado, bem, existe espaço para todos, Basta valorizar-se!!! Precisamos nos nivelar por cima, chega de cobrar R$ 20,00 por sessão, quem faz o mercado de trabalho é o próprio profissional!!
Caros colegas, vocês já observaram que os médicos não falam mal de médicos, isso porque a classe médica é muito unida, e como dizia o velho ditado: a união faz a força!!! E é essa união que falta na fisioterapia....
Vamos parar de falar mal de outros colegas da fisioterapia e parar de falar mal de massagistas (lembrem-se " Se nivelar por cima'), somente quando unirmos nossas forças e pensamentos na direção correta isso irá reverter em melhores salários, rendimentos e melhores condições de trabalho para NÓS Fisioterapêutas!!

Bjss a todos
29 de setembro de 2011 às 01:43

Roberta disse:

Olá,

Vejo muitos colegas insatisfeitos com os rendimentos da profissão, que de fato é bem abaixo da expectativa comparado por todo esforço e pelo longo tempo (entre horas de estudo e estágios) durante a graduação!! A bem da verdade é que a Fisioterapia está cada vez mais desvalorizada, só que o grande culpado é o próprio fisioterapeuta (eu e você que está lendo isso), e não adianta colocar a culpa no massagista ou na esteticista, até porque a fisioterapia não é só dermatofuncional e massagem terapêutica, Fisioterapia é muito mais do que isso e abrange muitos campos na área da saúde!!
Ah, e aquele velho papo de que o mercado está saturado, bem, existe espaço para todos, Basta valorizar-se!!! Precisamos nos nivelar por cima, chega de cobrar R$ 20,00 por sessão, quem faz o mercado de trabalho é o próprio profissional!!
Caros colegas, vocês já observaram que os médicos não falam mal de médicos, isso porque a classe médica é muito unida, e como dizia o velho ditado: a união faz a força!!! E é essa união que falta na fisioterapia....
Vamos parar de falar mal de outros colegas da fisioterapia e parar de falar mal de massagistas (lembrem-se " Se nivelar por cima'), somente quando unirmos nossas forças e pensamentos na direção correta isso irá reverter em melhores salários, rendimentos e melhores condições de trabalho para NÓS Fisioterapêutas!!

Bjss a todos
28 de setembro de 2011 às 19:49

Dr. Fisio disse:

Boa Noite pessoal e a mobilização sai ou não sai??
Cadê o abaixo assinado VIRTUAL??
Chega de so falarmos, falarmos e não agirmos.
e temos que investir em politicos fisioterapeutas tbm...
Vamos Juntos por uma MAIOR VALORIZAÇÃO SALARIAL....
24 de setembro de 2011 às 18:19

LUCAS disse:

QUEREM UM CONSELHO? SIGAM A CARREIRA DE TI QUE ESTÁ EM ALTA, BONS SALARIOS, RECONHEÇIMENTO , E TEM BASTANTE VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO POR FALTA DE PROFISSIONAIS BEM QUALIFICADOS, SOU ESTUDANTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTOU NO 1º PERIODO , É UM CURSO QUE EXIGE DEDICAÇÃO E ESFORÇO POR SE TRATAR DE EXATAS MAIS COM FÉ EM DEUS EU CHEGO LÁ.

PARA TODOS TEREM IDEIA QUASE TUDO HOJE EM DIA ENVOLVE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO..
A TENDENCIA É SÓ CRESÇER CADA VEZ MAIS .

É UMA CARREIRA PROMISSORA.
ESTÁ AI A MINHA DICA!
FORTE ABRAÇO..

HÁ SO PRA RESALTAR: TODO ANO SE FORMAM MAIS DE 10 MIL ADVOGADOS,ADMINISTRADORES,ENGENHEIROS,FISIOTERAPEUTAS,ENFERMEIROS....

O MERCADO ESTÁ BASTANTE SATURADO.


16 de setembro de 2011 às 14:41

Raquel disse:

oi estive olhando estes comentários queria fazer fisioterapia ano que vem e estava na duvida entre fisioterapia e enfermagem alguém poderia me responder desde já agradeço
e outra alguém ai e feliz nesta profissão meu Deus é so reclamação...
14 de setembro de 2011 às 13:50

daniela disse:

espero que seja aprovado este valor é muito justo.pelo risco que correm este profissionais. uma pessoa doente nas maos é coisa séria.quero saber qual o piso salaria do fisioterapeuta???? me responde por favor...
07 de setembro de 2011 às 21:04

Geovanna disse:

É uma pena esta situação...já fiz minha inscrição do vestibular, com a opção de fisioterapia.. e meu Deus, que vergonha, um fisioterapeuta está ganhando quase igual a um professor ( não que o professor também não mereça um salário digno).Mas isso é uma injustiça com todos os profissionais, e com os que sonham em seguir a profissão também! Se estudamos, e Trabalhamos, merecemos ser remunerados com salários dignos de profissionais.. Quero muito cursar fisioterapia, e principalmente que todos reconhecessem a profissão, e que percebessem que ser fisioterapeuta, não é apenas lidar com velhos, e sim lidar com seres humanos e ter amor ao que faz! Então governo, por favor, reconheça a profissão!!
24 de agosto de 2011 às 11:38

JULIA disse:

bom dia..uma duvida:se esse projeto foi arquivado,quanto ta saindo o piso de fisioterapia atual? quem dera se fosse 4,600 mesmo! digno!
obrigada
Julia
22 de agosto de 2011 às 16:15

Karina disse:

Boa tarde,
Estava certa de que iria começar a fazer faculdade de fisio ano que vem, acho uma profissão liiinda!
Mas com todos esses comentários estou começando a ficar desânimada!
Vocês fisioterapeutas acham que vale a pena fazer este curso?
Qual a remuneração mensal?
Obrigada
18 de agosto de 2011 às 16:31

Juliane disse:

Infelizmente tenho que concordar com essa vergonha que meus colegas estão falando, pagamos muito caro na faculdade e agora ?? Estudei em uma universidade Privada onde tive o Financiamento Estudantil para ajudar com os custos, agora depois de formada eu nem se quer ganho o suficiente para pagar isso. E pergunta se eles ligam pra isso ?? q nadaaaa.... é uma verdadeira vergonha !
02 de agosto de 2011 às 16:50

Marcus Vinicius disse:

Todas as pessoas ou a maior parte delas, um dia certamente precisará de um atendimento fisioterapeutico, fato que faz da fisioterapia um ramo da saúde essencial para a população. Por isso, nossa classe deveria ter a a real importância e ser respeitada, assim como a medicina é reconhecida e respeitada.
O fato da medicina ser reconhecida e respeitada, nos leva a seguinte pergunta, por que nós fisioterapeutas somos tão desrespeitados e mal remunerados ? Será que é pelo fato do conselho de medicina ser competente e lutar por suas causas e o nosso conselho, apenas visar os fins financeiros que os beneficiem ?
27 de julho de 2011 às 21:07

andré luiz disse:

o piso salarial atual da fisioterapia é uma piada...
tem pessoas com ensino médio ganhando mais em cargos publicos...
Até entendo que fica dificil para uma "clinica particular" pagar este valor, mas para o governo? vamos ser realistas... da e sobra...
O que vai acontecer? se isso for aprovados, estas clinicas vão dar 1% de seu tesouro para o funcionario e assim tornalo socio, e continuar a pagar pouco como esta...
mas para o governo é diferente... vai terceirizar td...

uma outra questão é: kd os conselhos??? kd os sindicatos???
só lembrão da gente, no aniversário, com uma mala direta, e claro, na hora de pagar!
abraço a todos
20 de julho de 2011 às 19:09

Divaldo disse:

Faço minha a palavra de todos os colegas, sou fisioterapeuta formado em 1984 e até hoje não vi, por parte dos politicos, reconhecimento da profissão... sim, há uma valorização e reconhecimento pela midia, mas é só, nada disso chega ao reconhecimento financeiro, como já disseram, gastamos muito prá se formar e nos manter atualizados, temos reconhecimento social da necessidade do profissional, mas também necessitamos do reconhecimento financeiro, tenho um emprego na prefeitura que paga 1450,00 por 30hs semanais, tá dificil até prá me sustentar, imagina isso prá uma familia? Bom, tem o salario minimo estadual, hoje em 2800,00 aproximadamente, o qual o prefeito aqui não respeita, pois o regime aqui é estatutário, já tentei resolver isso com o sindicato, só falam que vão ver isso, mas até o momento não tive mais resposta, é o menor salário da região.. se alguém puder ajudar de alguma forma, agradeço. Boa sorte a todos, reconhecidos já somors, agora vamos nos manter unidos para melhorar a classe e a remuneração da profissão
20 de julho de 2011 às 10:43

Michelle disse:

Olá, queridos colegas de profissão!!! Como vocês, sou mais uma fisioterapeuta que trabalha quase 12 h por dia, para ganhar um dinheiro que não é digno, do meu esforço físico, psico e emocional. Ao final da jornada de trabalho sinto meus punhos formigando, minhas pernas cansadas e a coluna dolorida. Achei o comentário do amigo Fábio o mais franco e honesto, somos confundidos como massagista e esteticista.
Deixo aqui a minha indignação!!! drenagem linfática é muito sério, para qualquer salãozinho de beleza ter uma "porcaria de massagista" e concorrer com o fisioterapeuta. Já atendir vários pacientes com pós cirurgicos catastrofico, por ter ido na profissional de branco do outro lado da rua, que fez um curso de 1 mês e diz ser capacitada para drenar.
Outro dia conversei com uma moça do interior de Minas, ela possui apenas o segundo grau e já fez vários cursos de pilates.... e dá aula de pilates..... é um absurdo.... eu acho que falta mais fiscalização e mais respeito por essa profissão. E não aconselho ninguém que esteja começando o curso agora, entrar nessa furada... Vai cursar direito, engenharia ou até mesmo ser cabelereira que vai ser muito mais remuerada, do que o fisioterapeuta. E´triste pensar assim mais é a realidade....
Abraços a todos....
04 de julho de 2011 às 18:09

Agatha disse:

Eu espero que esteja ainda valendo estes pots. Tenho 18 anos, estou fazendo cursinho para poder fazer fisioterapia, esse trabalho traz de volta a vida de várias pessoas, de varias formas e maneiras. Estou aqui para lutar junto com o aumento de salario, fisioterapeutas trabalham junto com os medicos, em muitos casos são a mão e a luva! Se os médicos são tão reconhecidos, também podemos ser! Estou torcendo para que aumentem o salario, sinceramente estou preocupada com o meu futuro, estou com medo de me arrepender, porque o que adianta fazer algo que gosta, ajudando as pessoas e ganhar pouco? Lógico que pelo fato de só estar ajudando já fico MUITO feliz, mas como qualquer pessoa, quero construir uma família, poder dar pelo menos um pouco de conforto a eles! Ou então o que adianta voce ficar fazendo quase ou mais horario de um medico, sendo que irá receber bem abaixo que ele? Podiam equilibrar o ?nosso? salario, estarei muito agradecida quando isso acontecer!
26 de junho de 2011 às 18:31

Rodrigo Veloso disse:

Resumo: enquento uma sessão de fisioterapia custar 3,27 reais liquidos(24CHs), atravéz de muitos convênios não a nada o que fazer.
Somos escravos deles, infelizmente.
Como pagar bem a um funcionario se não paga nem a sessão.
Temos que lutar é por um mínimo por atendimento aos planos de saude, sugiro 25,00 e com um reajuste anual.
Menos não adianta, é só fazer conta.
Lembrando, no dia 9 deste mes encerrei minhas atividades como fisioterapeuta credênciado após 12 anos e um reajuste de um centavo de real no ch; 12 anos.
Quem esta iniciando ainda da tempo........................................
02 de maio de 2011 às 10:36

Jéssica Silva de Oliveira disse:

Olá pessoal,estou no primeiro semestre de fisioterapia na Ulbra em Canoas/RS.
Estou fazendo uma pesquisa de campo, ficaria muito grata se pudessem me responder algumas perguntas.

Como é a relação com o sindicato?
O que você pensa a respeito e o que você acha que pode ser feito para que tenhamos um sindicato verdadeiramente forte e atuante?

Nome completo:
n° de registro:
cidade onde mora:

Att, Jéssica.
26 de abril de 2011 às 19:29

Daiane disse:

Nossa, concordo plenamente com o comentário da janaína do dia 18 de abril. è isso ai mesmo! faço das palavras dela, as minhas!
25 de abril de 2011 às 20:15

fabio disse:

eu tambem sou fisio primeiro a profisaaoo e ridicularizada so pelo nome nos chamam de fisio, nome ja fica no diminutivo , esse piso salarial ai e impossivel ate pq o povo nos chams de rapazinho da masagem, naotemos moral pq pasamos dia masaganod povo e nao da em nada o meico vai la opera resolve e no final a familia do paciente e grata a a ele pelo resto da vida,e lembar alguns colegas ai de profisao q nao sao doutores e sim fisioterapeutas. qualquer curso porcaria de drenagem linfatica esa bobagens e um absurdo, o probela ma qe nossa profissao e divida com variso curso tecnicos e outras areas . vou da exemplo a dermato funcional ela concorre com a esteticista, o pilates ele concorre com as academais , a acuputura com=ncorre com os medicos acunputuristas a terapia manual concorre com o massoteraputa e etc..... nosso curso e igual a justiça brasileira tem muitas brechas. a profissao esta saturada nem os hopitas qyuerem amis estagiarios pq ta passanda do limite , devido nao ter um controle de estagiario em clinicas q nao ganham nada apenas um cafe com bolacha isso e otimo para o dono da clinica que nao precisa contratar um porfissional formado, no ceara posuii 13 faculdades de fisioterapia calcula ai cada faculdade formando 50 alunos por ano, ta saindo fisioterapeuta ate debaixo da terraa, ao inves de revindicarem piso salarial façam como eu deixem a profisaao e vao ser empresarios , hoje eu tenho maquinarios de obras que alugo para a prefeituras e para o estado ganho em media 9 mil reais por mes.
24 de abril de 2011 às 18:21

Janaina disse:

Boa noite colegas!!! Temos que continuar lutando sim pela valorização de nossa profissão p/que seja reconhecida em todos os aspectos e principalmente pelo lado financeiro. É claro que não esperamos "horrores" de salário como a colega Lorena citou. Porque "horrores" de salário só na mega sena, cara colega!! Ninguém aqui também está querendo ganhar dinheiro fácil sem se fazer merecedor, apenas estamos reivindicando no mínimo um piso salarial. Temos que unir cada vez mais e denunciar aqueles da classe que cobram R$ 10,00 ou R$ 5,00 por sessão p/encherem a clinica p/receberem um valor total "horroroso" no final do mês, enquanto os pacientes recebem o famoso efeito placebo!! Niguém aqui está querendo parar no tempo e ficar só na graduação, ao contrário do que afirmou a colega Lorena, estamos aqui revoltados por investir tanto na profissão e receber salários risórios. Mas como na vida p/tudo "tem um jeitinho", existem milhares de fisios que fazem o seu salário debaixo dos panos. Muitos têm parentesco político e/ou simplesmente a troca de favores,e claro o famoso "Q.I", favorecendo muitas vezes pessoas que não têm a devida qualificação p/exercerem tal função. Vergonhoso, ridículo e não merecedor é aquele (A) que sai da faculdade e acha tudo montadinho, bonitinho e já c/a clientela formada..herança do papai médico ou algo parecido. É óbvio que pessoas como estas não irão sentir dificuldades no mercado, e muito menos receber no final do mês algo insignificante. Isso sim é baixa estima,ser submisso,cruzar os braços e não ter forças suficientes p/correr atrás de seus ideais!! Ao contrário da maioria que está, não aceitamos os absurdos do dia a dia. E acreditem : A HISTÓRIA DA FISIO VAI MUDAR...
23 de abril de 2011 às 23:31

Dra. Angélica disse:

Bom, ao contrário do que nossa colega formulou anteriormente, não se trata de comentários ridículos e sim, vivemos em uma democracia onde todos temos os direitos de ir e vir. As postagens de nós como fisioterapeutas é essêncial para que possamos mudar a história a qual estamos enfrentando(sálario), realmente não é fácil atingir um status recentemente ao sair de uma faculdade, exceto quando se tem uma vida socioeconomico estável ou quando temos alguém de confiança em um órgão mais ativo que possam driblar as burocracias e nos oferecer lugar de "honra" para ocupar melhores cargos com salários razoavelmente equilibrado. Se expor nossa idéia e argumentar os fatos absurdos de um salário que infelizmente não adquirimos mesmo com muitas horas trabalhadas for ridículo, então nossa cara colega nos dê a fórmula de como trabalhar em fisioterapia sem reclamar de um bom retorno financeiro. Todos nós estamos cientes que sempre devemos nos aperfeiçoar nos estudos, mesmo porque, sempre surgem novas doenças, tecnológias e métodos que contribuem para a melhoria da profissão a qual nós escolhemos. Ridículo é saber que infelizmente, pessoas como a Lorena ainda não se conscientizou que ser fisio não é apenas um clichê e sim uma questão de orgulho, carinho e muita dedicação, e se nós não impormos condições e ditarmos regras nada será alcançado, pois profissionais da mesma área que nós prostituem a classe e ainda pessoas não habilitadas costumar realizar trabalhos a qual não tem nenhum tipo de conhecimento especifíco colocando em risco a população se com esse blog ainda nos calarmos e não denunciarmos nossos ilustres colegas aos órgãos cabíveiis, covardemente estaremos contribuindo cada vez mais por salários inferiores a técnicos.
23 de abril de 2011 às 21:31

lorena disse:

O que eu penso sobre esses comentarios ridículos de colegas de profissão é o seguinte ...Quem faz o salario é o profissional , então se pensam que so irão cursar 4 anos de faculdades e ganharão horrores pelo simples fato de estarem formados ....estão MUITO enganados ! ..ja que por se tratar de uma área da saude,é essencial o estudo eternos de nós fisioterapeutas .
Entao por favor,nao critiquem só pelo simples fato de vocês não se fazerem merecedores de um bom salário!
18 de abril de 2011 às 10:36

Janaina disse:

Bom dia caros colegas de profissão!! Sou formada pela PUC - MG há 10 anos e há 4 anos não atuo na minha área. As propostas salariais ofertadas são ridículas, somos tratados como "meros técnicos de fisioterapia", pois os salários são medíocres que não chegam nem no valor de uma mensalidade atual. Então para que tanto esforço durante 5 anos, pós-graduação, para chegar no final não termos um pingo de reconhecimento pela nossa profissão???? Coitados e ilusóiros são os alunos que entram hoje no curso de fisioterapia. AMO MINHA PROFISSÃO, mas "eles" não deixam ela ser reconhecida como deveria. Passamos pelo menos 50 minutos e 15 dias acompanhando o paciente, dedicando nosso atenção, carinho e muito trabalho braçal..para no final somente médicos serem reconhecidos e ganharem no mínimo R$ 10.000!! Infelizmente hoje são 3 profissões que um dia todos precisarão: MÉDICO, CONTADOR E ADVOGADO. Fora isso, vc é mais um que mantém seu diploma na gaveta e exerce outras profissões que mal vão te pedir um segundo grau. É vergonhosa a nossa classe! Não vejo melhorias e nem saidas para que um dia a fisioterapia seja vista realmente como uma profissão merecedora! O MEC deveria ficar atento as faculdades de porta de esquina que abrem a todo momento, porque hoje em dia qualquer um entra da faculdade..
É uma vergonha nossa profissão não ter nem um piso salarial para que possamos reivindicar as propostas horrorosas que recebemos diariamente. O pior é que ainda temos que pagar todo inicio de ano a tal da anuidade ao crefito para encher o bolso dos presidentes e cia.
Do meu ponto de vista não tem disso de ser fisioterapeuta por amor e ganhando uma migalha de salário! Afinal, minhas contas mensais, meu lazer, minha satisfação não são pagar por "amor" e sim por suor diário de trabalho, seja em qual área for.
13 de abril de 2011 às 01:14

Sabrina disse:

Sou Fisoterapeuta e não aconselho ninguem a ser!! Profissão merreca essa!! Estuda muito, tem que gastar horrores com cursos e vc so pena, só ganha micharia, uma merdaaa!! Melhor ser lixeiro, trabalhar em shopping pq o diploma não serve para nda, e o conselho??????? Uma vergonha!!!!
12 de abril de 2011 às 19:02

carlos augusto disse:

de que adianta aumentar o piso, se só qm ganha é qm esta empregado em uma empresa e olhe la, ou hospital, e olhe lá, no dia em que o piso chegar a esse valor me avisem, ate concurso pra medico plantonista o piso n chega a isso, e qrem q ainda acredite que chegue a isso, aaa ta, por favor, sou fisioterapeuta, pós graduado, ainda estou na mesma, curriculo para as empresas só que fala né, pq contrata mesmo q é bom nada, e qdo contrata qrem pagam 800 conto, aaata, fico nos meus atendimentos domiciliares q n chegam a 3 horas diarias pra ganhar isso, eolha q eu qria trabalhar mais heim, e cade o dinheiro do povo, sabe qto a sessão? de 20 a 35 conto, hahah e olhe lá, tenho um dó dos coitadinho que precisam de fisioterapia digna e recorrem ao SUS que é um puta de um programa do governo, mas na prática...humm..nao funciona, onde ja se viu colocar um aparelho de aquecimento superficial para dor (luz vermelha) em dois ombros(duas pessoas)é pakaba né>>15 minutos, gente, acorda, SUS não funciona na prática, é muita gente que recorre a eles, tem de ter mais pesoal contratados para as prefeituras para atender a população, e mais contratos, se gasta mais, e a verba q o governo manda n é suficiente nem pra pagar a demanda dos pacientes...gente acorda povo...gente contratada por baixa dos panos>>concurso, já fui uma delas, fiquei em segundo, não presto mais concurso para prefeituras. Se qrem olhar o lado bom da fisioterapia façam por amor e tenham uma outra profissão pra ganhar dinheiro em cima, sabe o que está em alta hoje?>>pilates, RPG e estética, se qserem ganhar dinheiro tentem um dos três, boa sorte, o resto é conversa, e para os bons entendedores, façam como eu, atendam seus pacientes por carinho, vejam o problema e não o dinheiro q vão ganhar, pq se vc fizer malfeito além de ganhar mal, vc vai se dar mal, grande abraço, fiquem com Deus, qualquer coisa me mandem e-mail em relação a meu desabafo. até logo
12 de abril de 2011 às 18:06

Dra. Angélica disse:

Caros colegas, para que nós possamos ter a voz mais ativa além de estarmos blogando nesse site informando o descaso com nossa profissão, devemos fazer mais, sim, mais do que simplesmente reclamarmos indiretamente. Sugiro que nós façamos um abaixo assinado via internet a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil e quando conseguirmos um total de assinaturas significativas poderiamos estar enviando para o COFFITO que é o orgão que regulamenta as leis da nossa categoria e com isso exigirmos salários dignos. Um sistema de votação semelhante ao ato médico. Se todos concordarem e tiver um que tem a facilidade de estipular como será feito eu agradeço e repassarei aos demais colegas. Obrigada, e vamos nos unir porque é dessa forma que o Brasil irá para frente, nós como cidadões espondo nossas necessidades e exigindo nossos direitos. Abraço a todos!!!
12 de abril de 2011 às 17:48

ivan disse:

ja estava mais do que na hora de serem tomadas algumas atitudes..afinal é uma vergonha o que um fisioterapeuta ganha...temos realmente que nos unirmos para conseguirmos nossos direitos...
12 de abril de 2011 às 10:18

Adriana disse:

Pessoal é isso ae, vamos nos unir e mostrar nossa força, afinal nós trabalhamos duro e muitas vezes nao somos reconhecidos, chegou a hora dos politicos darem valor a nossa honrada profissao!
07 de abril de 2011 às 00:02

Maria Antônia disse:

Tivemos o desarquivamento do processo e segue na pauta do congresso em regime ordinário. Vamos fazer campanha e pressão!!!

16/2/2011 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Desarquivado nos termos do Artigo 105 do RICD, em conformidade com o despacho exarado no REQ-197/2011.
8/2/2011 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do REQ 197/2011, pelo Dep. Mauro Nazif, que solicita o desarquivamento de proposição

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=448332
05 de abril de 2011 às 11:44

nayara ribeiro disse:

Olha se isso acontecer mesmo vai ser uma otima notiicia, nao só para os fisioterapeutas ja existentes como os que estao iniciando a faculdade assim como eu. espero que quando eu termina o curso esse seja o salario aqui na minha cidade tbm ''enh''.
29 de março de 2011 às 11:33

Manu disse:

Apoiada Angélica!! Muito bem colocada as suas palavras!!
29 de março de 2011 às 11:19

Dra. Angélica disse:

Boa tarde, tenho muita satisfação em escrever novamente a esse site que prontificou um espaço para nós fisioterapeutas podermos estar comentando o nosso ponto de vista com relação a classe trabalhista. Acredito que o melhor caminho seria uma manifestação amigável para que pudessemos reenvindicar nossos direitos, para fazermos valer a pena aquela expressão "a voz do povo é a voz de Deus", e em paralelo a isso, investir mais em concursos públicos, pois tramitou também no congresso a obrigatoriedade de todas as escolas e creches públicas ter um profissional em fisioterapia para acompanhar as crianças e adolescentes nos seus desenvolvimentos psicomotor e pelo visto é mais uma entre tantas leis que se tornaram pizza. Além de termos tb o direito de atuar em acadêmias com uma visão mais abrangente, a visão clínica para evitar sobrecargas em articulações específicas, mais o nosso congresso brasileiro parece não se importar com a saúde da população. A classe médica ganham horrores e ainda manifestam-se com greves em atendimentos deixando a população a mercê querendo reajustes salariais, e nós o que sobrará? Vamos nos mantermos mais informados para que quando houver a eleição estarmos cientes de quem eleger para ser nossos representantes e não deixar acontecer com a classe o que aconteceu com nossos representantes políticos com o tal de mensalão.
28 de março de 2011 às 15:51

Daiane disse:

Olha sou recém formada em fisioterapia e paguei uma fortuna pela faculdade como todos, mais cursos e o crefito em menos de 2 dias de formada já mandou o doc da anuidade com aquele pagamento abusivo pois sinceramente qual o papel do crefito? sempre tive uma briga com esse conselho desde que estava na faculdade, agora cada vez pior. Não fazem nada para a ajudar a classe, nem sei se temos sindicato! Não há fiscalização em clínicas, a remuneração é uma piada, isso quando consegue emprego...estou arrependida e decepcionada com a fisio, não pela profissão em si mas com toda essa palhaçada! e ainda esse projeto falcatrua foi arquivado! que vergonha!!!
28 de março de 2011 às 15:50

Daiane disse:

Olha sou recém formada em fisioterapia e paguei uma fortuna pela faculdade como todos, mais cursos e o crefito em menos de 2 dias de formada já mandou o doc da anuidade com aquele pagamento abusivo pois sinceramente qual o papel do crefito? sempre tive uma briga com esse conselho desde que estava na faculdade, agora cada vez pior. Não fazem nada para a ajudar a classe, nem sei se temos sindicato! Não há fiscalização em clínicas, a remuneração é uma piada, isso quando consegue emprego...estou arrependida e decepcionada com a fisio, não pela profissão em si mas com toda essa palhaçada! e ainda esse projeto falcatrua foi arquivado! que vergonha!!!
24 de março de 2011 às 23:21

Dra. Angélica disse:

Boa noite, com muito respeito a fisioterapia que é uma das profissões mais lindas que já presenciei e que da qual faço parte, precisamos de representantes mais ativos em nossos conselhos, se observassemos dentro das câmaras legislativas podemos contar no dedo quem são os profissionais representantes da classe. Na realidade apesar de todo o avanço da tecnologia, e auxilio da mídia, falta muito para despertarmos na população a verdadeira essência da funçao de reabilitação, a sociedade ainda estão com os olhos fechados as caracteristicas surpreendentemente positivas da fisioterapia, e o poder aquisitivo não mobilzam-se em favor porque infelizmente, não temos apoio nem dos próprios profissionais envolvidos, estão pensando apenas em formação não tão qualificada para ganhos lucrativos em prol das instituições de ensino abstendo-se de futuros profissionais capacitados e que dão o sangue pela o simples fato de colaborar com uma vida. Aos meus amigos e colegas de profissão, vamos paralizar por uns dias e pedir remuneração digna pelo tamanho responsabilidade a qual temos para com os nossos pacientes.
24 de março de 2011 às 22:02

milene disse:

a nossa classe deveria ser mais unida, pra poder lutarmos pela nossa valorização, sou recem formada em fisio e as vezes dá vergonha de ter estudado 5 anos pagando faculdade cara e ganhar tão pouco não vale a pena o qur querem nos pagar e acho rídiculo pessoas trabalharem por 15,20,00 uma sessão. o que podemos fazer pra mudar namos reagir...
21 de março de 2011 às 15:16

Dra. Angélica disse:

Boa tarde, bom eu acho um tremendo descaso com nós fisoterapeutas, pois eles criticam a tabulação de preços ao mercado de trabalho, e enquanto isso vários profissionais de fisioterapia se sujeitam as tabelas dos convênios o que é um absurdo pois tem sessões que não chegam aos R$6,00. Além disso, o conselho de fisioterapia e terapias ocupacionais não tem uma linha de frente para partir para cima, cobram várias despesas e quando devem agir com fiscalizações alegam não ter profissionais suficientes para realizar esse tipo de trabalho, poderia fazer uma greve igual os médicos e outros profissionais fazem porque dessa forma a população e os demais profissionais da saúde valorizariam nosso trabalho. Até onde sei tem profissionais prostituindo a classe cobrando preços de R$15,00 a sessão e aceitam com muita naturalidade, deixando a porta aberta para pessoas que não tem experiência nenhuma na área colocando em risco a vida dos pacientes, um exemplo clássico que observamos são as drenagens linfáticas em salões de beleza.
23 de fevereiro de 2011 às 20:03

Letícia disse:

Millena, pelo que entendi a notícia disse que o projeto foi arquivado. Então ele não irá acontecer mais. Eu acho que isso foi jogo político para conseguir votos da classe, precisava era de leis para estimular a profissão, concursos, sus, programa saúde da família... desta forma a população iria entender melhor o que fazemos.
23 de fevereiro de 2011 às 09:47

Millena disse:

otimo, fico muito feliz com essa noticia. vamos la...


Deixe seu comentário

Seu Nome:

Seu Email:




Leia mais

Dilma sanciona lei que altera o Simples Nacional

Sistema COFFITO-CREFITOs comemora mais uma conquista para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional

Fisioterapia é eficiente: saiba como identificar se está sendo bem feita

Descubra quando não está recebendo um tratamento fisioterapêutico adequado e assim reivindique todo o seu direito de ser bem atendido

O novo personal trainer: entenda porque o fisioterapeuta é tão importante quanto o seu coach de academia

Acionar o fisioterapeuta só em caso de lesão é ideia ultrapassada. Vogue mostra porque ele é tão importante quando seu personal trainer de todo dia



a Fisioterapeuta .com
Tendências da profissão de Fisioterapia. Debates e comentários sobre teorias, salários, especializações, vagas, empregos, concursos e muito mais
Projetado por Ronnan del Rey